JORGE A. NÚÑEZ DE ARCO MENDOZA         

Nacionalidade espanhola boliviano. Ele era professor de Biologia e Genética da Universidade de San Andrés, com nomeação de professor na idade de 23 anos. Em La Paz, Bolívia. Ele estava estudando a carreira médica, quando ele teve que deixar a Bolívia para a perseguição da ditadura do general Banzer. Actualmente pendentes ler sua tese de doutorado em Ciências Biológicas da Universidade de Sevilla.

Na área de Medicina

Formou-se em Medicina e Cirurgia. Universidade de Sevilla. (1979). Ele tem o título de Especialista em Psiquiatria (1981), realizado no Hospital Universitário Virgen de la Macarena. Sevilla- Reino de Espanha. Ele obteve um doutorado em medicina pela Universidade de Sevilha Reino de Espanha. Em Dezembro de 1992, com a qualificação: "Cum Laude". Diploma em Gestão Estratégica em Serviços de Saúde. Diploma em Ciência Forense e Investigação Criminal.

Foi professor de Medicina Legal e Coordenador do Mestrado de Medicina Legal e Ciências Forenses da Universidade Estadual de San Francisco Xavier de Chuquisaca (Sucre) e, posteriormente, de outras universidades privadas.

Ele foi o fundador e diretor nacional do Instituto de Investigações Forenses da Procuradoria-Geral da República da Bolívia, depois de mérito e análise competitiva. Tendo criado e desenvolvido o IDIF. Foi diretor da Lex-Medical e Psicomed em Sevilha, Espanha. Além de profissional em exercício de prática privada. Também em Espanha: Ele trabalhava como psiquiatra forense, Hospital Penitenciário Psiquiátrica em Sevilha. O Ministério da Justiça. Foi coordenador da Área do Instituto Andaluz de Saúde Mental (IASAM). Serviço Andaluz de Saúde (1989-1990). Vice área médica. Departamento de Psiquiatria no Hospital Universitário de Valme. Serviço Andaluz de Saúde.

Na área de Direito

Formou-se em Direito pela Universidade de Canterbury- Reino Unido. (Bachellor of Laws em Direito). E ele tem um mestrado em criminologia, com o título: Mestre em Direito em Criminologia. Um Diploma em Ciência Forense e Investigação Criminal. Constituição e um Diploma em Direitos Humanos no processo penal.

Na área de Psicologia

A segunda classe de psicólogos da Universidade de Sevilla-Espanha. Especializada em psicologia criminal. Foi professor interino e professor associado da Faculdade de Psicologia da Universidade de Sevilla.

Ele é vice-presidente da Academia Boliviana de Criminal Ciências Jurídicas. Ele é membro da Academia de Ciências de Nova York. Vice-Presidente da Sociedade Boliviana de Ciências Forenses da Bolívia. Membro da Sociedade Espanhola de pesquisa criminológica. membro honorário da Fundação de Vitimologia de Murcia. Ele recebeu uma menção especial na competição nacional de ensaios legais, organizado pela Cooperação Técnica Alemã GTZ 2006, na Bolívia.

Foi nomeado: Cavaleiro em grau de Comendador da Ordem Imperial de Carlos V de Espanha (1999), Cavaller o estamento de Cavallers o Principat de Catalunya. (1999)). Visitante Ilustre da Cidade de La Paz. Governo Municipal do prefeito honorário da cidade de La Paz. (1998). Cavaleiro da Ordem de San Clemente de Sevilla (1998) Cavaleiro da Ordem da Venerável Ordem de Trastámara (1994) Membro de honra. Fundação de Vitimologia. Murcia - Espanha. (2011)

Ele é atualmente um palestrante nacional e internacional. Ele ensina pós-graduação em várias universidades nacionais e estrangeiras. Ele é professor de Criminologia e Criminalística, Colégio judiciária em Durango, no México. Ele é um professor de psicologia criminal na Escola de Polícia da Universidade Polícia da Bolívia. É aplicado professor de criminologia na graduação UMSA em La Paz-Bolívia.

Autor:
Psicología criminal y criminalística. 3ª ed. Editorial El Original San José. La Paz 2014 ISBN 978-99954-2-886-0.   (Nota de apresentação do Rector da UMSA).

Medicina legal y criminalística. 3ª ed. Editorial TEMIS La Paz. 2012 ISBN 978-99954-2-172-4.(Prefácio do Presidente da Academia Boliviana de Ciências Jurídico Penal).

Auditoria médica y forense. ¿Negligencia o Error médico? Ed. Temis. 2ª Ed. O. San José, La Paz 2017.  ISBN 978-99954-0-998-2  (Prologo Dean of Medicine UMSA).

Victimología y violencia criminal. Un enfoque criminológico y psicológico. Ed. Academia boliviana de Ciencias Jurídico Penales. La Paz. 2010. ISBN 978-99954-0-738-4 (Prefácio do Prof. Manuel Duran. O ex-presidente do Tribunal Constitucional).

El informe pericial en psiquiatría forense. 2ª edición. Ed. USFX. Sucre 2007. ISBN 99905-0-689-2.(Prefácio pelo Prof. Gonzales Infante da Universidade de Cádiz - Espanha).

La autopsia. 3ª Ed. O. San José, La Paz 2017. ISBN (978-99954-0-630-1. (Prefácio pelo Prof. Villanueva. Professor de Medicina Legal na Universidade de Granada- Espanha)

La Huella Genética: La investigación forense de los delitos de agresión sexual. (2005) Editorial Proyecto Sucre Ciudad Universitaria. ISBN 99905-0-558-6. (Prólogo del Dr. Héctor Sandoval Parada. Ex presidente de la Corte Suprema y del Consejo de la Judicatura de Bolivia)

Violencia intrafamiliar, abordaje, integral a víctimas. Editorial Ed. Proyecto Sucre Ciudad Universitaria. USFX Sucre- 2004. ISBN. 99905-0-509-8. (Prólogo del Dr. Walter Arizaga. Rector de la Universidad San Francisco Xavier de Chuquisaca.)